O que escrever, o que escrever? Este blog é isto mesmo. Um "gathering" de ideias soltas para ver se dá alguma coisa...

Tuesday, June 21, 2005

A sociedade ocidental e os direitos do homem. Discuss

Todos os dias somos deparados nos media com atentados aos direitos do Homem no estrangeiro e em países que vivem sob aquilo a que a civilização ocidental chama de regimes autoritários e/ou ditaduras... Mas será que a sociedade ocidental está livre de constantemente estar a atropelar um dos mais valorizados e vangloriados ideais das revoluções liberais e que presentemente é tido como um dos principais bastiões das sociedades "modernas"? Pois é...

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

este post merece uma resposta lucida e bem fundamentada, k n consigo dar hoje já. por isso voltarei amanha para falar dos direitos do Homem, ponto 5 do programa de teoria política!mt interessante!:) (uma das minhas cadeiras preferidas)

11:42 PM, June 23, 2005

 
Blogger Catita said...

Os ideias que transformaram (e imperam) a sociedade ocidental tao longe de serem os ideias que tiveram na origem das revoluções liberais. Avanços na ciencia, tecnologia, saude, etc, bem como, questoes como a igualdade sao todos mais do que uma posição humanitária e de solidariedade, são os interesses instalados, competências e resistências acumuladas e uma total inércia ... com a excepção de quando quem tem dinheiro e poder lhes interessa! e nessa altura vai tudo ah frente... direitos humanos ?! pensase depois quando ja não houver volta a dar.

... tive hj exame de Inovação ...
****BeiJokiNhaS**** Cat

1:46 PM, June 29, 2005

 
Anonymous Anonymous said...

A resposta está na hipocrisia que reina hoje no Mundo. No Iraque imperava um regime ditatorial e o EUA expulsaram o ditador. Até aqui tudo bem. Mas ele não é o único ditador no Mundo, nem sequer é o pior. A guerra, como é natural, foi feita por interesses e isso não me choca minimamente, é o normal modus operandis da sociedade, choca-me a naturalidade com que o Sr. Bush afirma que está a libertar um povo. E Angola? E a Coreia do Norte? E Cuba? E o Haiti? E outros tantos? Libertou um povo porque isso lhe interessava.
É triste quando as imagens da violação dos direitos humanos nos deixam de chocar, por serem tão comuns. E muitos de nós não agiriam de forma muito diferente no lugar dele...

9:58 PM, July 01, 2005

 
Anonymous Anonymous said...

no que toca os ideiais da revoluçao francesa, os seja os direitos humanos de 1ª geraçao, que supostamente deveriam ter sido consagrados pelas revoluçoes liberais, estes estão ainda longe de ser alcançados pelos povos do mundo. igualdade, liberdade e fraternidade sao coisas que ainda hoje n s têm. por isso, as interpretaçoes que cada povo fax do seu intuito nas relaçoes internacionais passa apenas pela sua propria consciencia. por mais k s keira, a ONU nao possui a coercividade necessaria para fazer cumprir os direitos humanos, nem os 1ª, nem os de 2ª, nem os de 3ª geraçao. a ordem da soberania está ainda demasiado arreigada para se fazer cumprir o projecto kantiano da sociedade das naçoes que asseguraria uma maior imterdependencia politica que poderia levar à paz. a liberdade de acçao das naçoes, especialmente quando ligada ao messianismo tipico do pensamento politico americano, leva a atropelos aos direitos humanos com base nestes proprios direitos. é necessario quebrar estas demagogias e começar a pensar a democracia e a questao dos direitos humanos de um ponto de vista transparente. os direitos humanos nao podem ser utilizados como o soldado que leva a bandeira branca mas uma navalha na mao.
o liberalismo economico deixou o laissez faire ir longe demais...

11:34 PM, July 05, 2005

 
Anonymous Anonymous said...

desculpa os erros ortograficos, mas isto de escrever rapido...leva à bodega literaria!!!!!!! ****

11:36 PM, July 05, 2005

 

Post a Comment

<< Home